quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TOLERÂNCIA


Tenho pensado a respeito de tolerância. Como funciona isso? Minha vida toda agi como se esse mecanismo fosse automático no ser humano. Como se ser tolerante fosse algo instintivo em todos. Ser tolerante pra mim sempre foi aceitar o outro como ele é, afinal defeitos todos temos. E as qualidades? Onde ficam? Só aparecem quando nos interessa? Como olhar o outro e julgá-lo só pelo que ele faz de errado? E as vezes em que ele acertou? E as vezes em que ele me ajudou? Tudo se esvai quando essa mesma pessoa erra? E quando eu erro? Quero que os outros me tolerem, esqueçam meu erro? E porque não tolerar e esquecer o erro dos outros? Ah, claro. Já deve ter gente lendo esse texto e pensando: "...falar é fácil, mas vai viver uma decepção e tentar esquecer é outra coisa..." Mas quem falou aqui em esquecer? Estou falando em tolerar. Atentem para o título do texto "TOLERÂNCIA". Sim, essa mesma indulgência que exijo dos outros para comigo e nego na hora em que exigem de mim. Por que meus erros têm justificativas e os dos outros não? Por que as pessoas devem entender minhas limitações e eu não posso entender as delas? Esse comportamento pra mim, sempre foi o de todos, ou pelo menos deveria ser...Mas, lêdo engano. Tenho vivido dentro de uma roda viva de intolerância. Pessoas que teimam em deixar sua vida parada e estagnada, simplesmente porque são incapazes de deixar o que passou no passado e olhar adiante. Pessoas que são incapazes de olhar os próprios defeitos e admitir que não são "a última bolacha do pacote", olhar para o próprio SER e ver que também erram, e muito. Incapazes de perceber quantas vezes magoaram e quantas vezes foram tolerados. Realmente, não consigo vislumbrar onde tudo isso irá nos levar, mas só de tentar imaginar tenho arrepios de medo. Só de revisitar alguns fatos da História recente da Humanidade e ver o que resultou de prejuízos por causa da intolerância, minha esperança se esvai mais uma vez. Pois se dentro das minhas posses, dos meus domínios, de minha casa, esse comportamento está cada dia mais escasso, fora do que julgo ter controle, nesse mundão de me DEUS, sua extinção é questão de tempo. E junto com a TOLERÂNCIA e a CIVILIDADE, se extinguirá também o que resta de HUMANO em nós.

Nenhum comentário: